TESÃO GRANDÃO HEIN !!!
Está pensando em parar de fumar e anda procurando um método de como largar o cigarro? Você poderá tentar remédios, adesivos, chás, piteiras e toda sorte de imundícies que se propõem a ajudar as pessoas a largar o maldito vício, apesar de que o único método efetivo seja o de simplesmente parar. Isso mesmo, simples assim, você só vai entender se tentar. Se não lograr sucesso no método apresentado, não se importe; pelo menos tentou e conseguiu rir.
Primeiro Dia
Chame o cigarro para uma conversa de homem para homem. Fale sobre aquele pigarro insistente, sobre a falta de ar no final de cada lance de escadas, sobre o câncer de pulmão que vive assombrando sua mente.
Conte a respeito daquela insuportável murrinha que não sai de seus dedos, sobre o amarelo nos dentes e sobre o bafo de nicotina que espanta onze em cada dez garotas. Não se esqueça de comentar sobre o preço do maço, que te custa quase duzentos mangos por mês.
Chore, desabafe e faça alguma chantagem emocional. Se o cigarro responder alguma coisa, interne-se rápido. Cigarros não conversam com pessoas!
Segundo Dia
Seja firme, condene seu vício à morte. Construa uma guilhotina em miniatura, retire os cigarros do maço e faça-os caminhar até o cadafalso. Então, execute-os todos. Vá cortando a cabecinha de um por um, como na Revolução Francesa. Para dar mais realismo à coisa, imite o som de tambores ao fundo.
Mas atenção: essa cena é muito forte. Tem que ter estômago de ferro! O fumo vai ficar todo esquartejado, espalhando pedaços de papel e filtro por toda parte. Blargh! Arghhh... Eca.
Não se intimide. Não-fumantes unidos, jamais serão vencidos!
Terceiro ao Quinto Dia
Essa é a parte mais difícil. Você já decapitou o vício e agora entra na fase de abstinência crônica. Não se apavore. Alguns sintomas são inevitáveis, tais como:
- Altíssima irritabilidade: você vai se sentir em plena tensão pré-menstrual. Evite portar armas de fogo e, em hipótese alguma, aproxime-se de sua sogra ou de seu chefe, pois em apenas alguns segundos você pode avançar sobre eles e estraçalha-los a mordidas.
- Alucinações: é comum que você se sinta perseguido por uma dezena de cigarros decapitados que clamam por vingança. Não se assuste e muito menos fume suas alucinações. Além de jogar tudo por água abaixo, você estará pitando cigarros sem filtro.
- Apetite voraz: você vai comer tudo o que vir pela frente. É um mecanismo de compensação e isso é comum. Mas cuidado: evite comer placas de carro e garrafas de refrigerante, pois são altamente indigestos.
Quinto ao Décimo Nono Dia
Se você chegou até aqui e ainda não matou ninguém, não foi internado num hospício e não está entalado com um monte de lixo no estômago, parabéns. Na pior das hipóteses você vai ter uma incontrolável vontade de mastigar Lexotan ou de se jogar da janela do trigésimo quarto andar. Concentre-se, em apenas alguns dias você será uma pessoa livre!
Trigésimo Dia
Ufa, afinal, você conseguiu! Caia na real! Você parou de fumar! Durante trinta dias você não colocou um cigarro na boca e por isso merece um prêmio: Compre um maço e abra bem devagar, sem pressa, só para curtir o grande momento de sua vitória pessoal. Retire um cigarro e comece a cheirá-lo, faça caretas demonstrando o quanto você tem nojo desta porcaria, xingue-o dos piores nomes, aqueles que você tem vergonha de dizer até para o seu melhor amigo. Para provar a todos que venceu o vício acenda um e...
- "... ei, espera aí, apague esta merd@. Não, não vá colocar esta desgraça na boca... vai soprar esta fumaça ardida na cara de outro... cof cof cof!!!.
Bem, fazer o quê? Amanhã você começa tudo de novo "novamente". Um dia você consegue.
-> Após 20 minutos:
- A pressão arterial tende a voltar ao normal.
- A freqüência do pulso volta ao normal.
- A temperatura das mãos e dos pés sobe para o normal.
-> Após 8 horas:
- nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal.
- nível de oxigenação no sangue aumenta para o normal.
-> Após 24 horas:
- Diminui os riscos de um ataque cardíaco.
-> Após 48 horas:
- As terminações nervosas começam a regenerar-se.
- olfato e o paladar voltam ao normal.
-> Após 72 horas:
- A árvore brônquica relaxa tornando a respiração mais fácil.
- A capacidade pulmonar aumenta.
- A função pulmonar aumenta em até 30%.
-> Após 2 semanas à 3 meses:
- A circulação sangüínea aumenta.
- caminhar torna-se mais fácil.
-> De 1 a 9 meses:
- Diminuição da tosse, da congestão nasal, da fadiga e da dispnéia.
- movimento ciliar dos brônquios volta ao normal, limpando os pulmões e reduzindo os riscos de infecções respiratórias.
- Aumento da capacidade física e da energia corporal.
OBSERVEÇÕES
- Sendo a maior causa de morte evitável, diminuir a mortalidade. No Brasil temos a marca de 8 mortes por hora.
- Romper a dependência psíquica ao fumo, semelhante à da cocaína e da heroína.
- Em 1 ano de abandono do fumo, redução à metade do risco de morrer por doença coronariana.
- Diminuição progressiva do risco de câncer de pulmão, além de outros relacionados ao tabaco, por exemplo: redução de 50% do risco de câncer de esôfago após 5 anos do abandono.
- Melhora da função dos pulmões, impedindo a instalação ou o agravamento da bronquite crônica e do enfisema pulmonar.
- Melhora da potência sexual e da fertilidade.
- Melhora da circulação e da oxigenação da pele, da cicatrização e ainda retarda o aparecimento da celulite.
- Gravidez mais segura e bebês com menor probabilidade de baixo peso.
- Diminuição do risco de derrame cerebral, 5 a 15 anos após o abandono do hábito.
- Redução para a metade do risco de doença vascular periférica.
- Estabeleça uma data. Marque um dia na sua agenda, num pedaço de papel, no calendário da geladeira ou em todos ao mesmo tempo para deixar de fumar e não mude em absoluto.
- Quando chegar o dia marcado e as pessoas perguntarem a você sobre cigarro, NUNCA diga que "Estou parando de fumar", diga firme e consciênte " Eu PAREI de fumar".
- Trace um plano. Se você é metódico e gosta de tudo organizado faça uma planilha com metas e prazos estabelecidos; se não, vai na raça e na bagunça mesmo. Decida se vai trocar o vício por uma bala, por goles de água (muito aconselhável) ou simplesmente pela força de vontade (acredite, é possível). Não adote estes sistemas de filtros para parcialmente ir parando, são dispendiosos e em geral não funcionam. Uma vez planejado, não mude.
- Desfaça-se das lembranças. Jogue fora os cinzeiros e isqueiros, lave toda a sua roupa para que não tenha cheiro de cigarro e limpe seu carro internamente mesmo que nunca tenha fumado ali. Qualquer coisa que traga lembranças do costume pode provocar um desejo de fumar.
- Desfaça dos cigarros. Faça tudo para que, na data combinada para deixar de fumar, seja impossível encontrar uma bituca de cigarro. Assegure-se que tenha jogado todos fora. Solicite aos amigos fumantes para que não fumem perto de você. Eles vão te "encher o saco" a princípio, mas depois verá que legal: todos vão te ajudar.
- Afaste-se de outras drogas que possam mudar o seu humor, incluindo o álcool. Se for impossível tome somente algumas cervejinhas, diferente da marca costumeira, com os amigos. Mas não vá "encher os canecos", isso pode debilitar totalmente sua resistência.
- Encontra um bom substituto. Quando tiver vontade de fumar, trate de substituir com outra coisa — tome um copo de água, mastigue um chiclete ou bala de goma, roube a chupeta de algum bebê, crie um blog ou diário para contar a sua experiência, qualquer coisa serve. Muitas pessoas acreditam que os melhores substitutos são aqueles que mantêm ocupadas as mãos e a boca.
- Distraia se. Se você manter ocupado não pensará em fumar. Saia com amigos não-fumantes ou escolha um passatempo saudável, como correr ou pintar. Estranhamente muitas pessoas dizem que o boliche resolve, tente.
- Por mais nojento que possa parecer guarde um potinho de margarina ou de manteiga vazio, que logo após o 2º dia que você parar de fumar provavelmente começará a tossir expelindo e eliminando de seu pulmão toda aquela sujeira e toxina que você acumulou a tempos nele com o cigarro. Cuspa dentro desse potinho e veja a cor "marrom-esverdeada" do muco que acaba de sair de dentro de você, isso lhe trará a cabeça dois pensamentos: 1º - O nojo que era seu antigo hábito e que se você voltar a fumar vai colocar aquele meleca novamente para dentro de você. 2º - O alivio que é estar vendo ao vivo que vale a pena parar de fumar e que seu pulmão está voltando a ficar rosinha como sempre deveria ser e seu corpo está voltando a ficar limpinho e novinho em folha.
- Procure apoio. Este é um momento para procurar o apoio de amizades e familiares — eles podem falar contigo durante os momentos mais difíceis. Se preferir não procurar apoio com as pessoas que conhece ou não pode dizer a eles que fuma, procure um grupo de apoio em tua comunidade ou na Internet.
- Procure ajuda de um profissional. Dificilmente isto acontecerá com você, mas se tudo o mais falhar, se você crê impossibilitado de tratar os sintomas para deixar o cigarro, vá ver um médico. Ele poderá receitar uma droga para substituir à nicotina, como um inalador ou um adesivo.
- Perdoe seus erros. Se você tiver um momento de debilidade e fumar, não creia que é o fim do mundo e que é o final de seu plano para deixar de fumar, pois a maioria dos ex-fumantes também falharam nas primeiras tentativas, porem eles pararam porque persistiram . Perdoe-se e comece outra vez o mais cedo possível.
E por fim, premie teu sucesso. Use o dinheiro que teria gasto com o cigarro (notará que não é pouco) e compre algo para você, como forma de se auto-recompensar (afinal você merece). Tente você notará que não é tão difícil assim. Boa sorte e sucesso, você consegue!!!
Tentações fundamentais.
- A primeira caneca de café: Mude sua rotina de tomar café longe da mesa.
- Ao finalizar uma refeição: Em vez de permanecer sentado à mesa levante-se e caminhe.
- O cônjuge que fuma: Todas as manhãs, lembre-se como é o bom não fumar.
- Horas que demoram a passar: Faça alguns singelos exercícios abdominais ou faça alguns alongamentos.
- Um amigo que lhe oferece um cigarro: Conteste que você já é um ex-fumante e que pensa assim permanecer. Peça ao amigo para que jamais volte a lhe oferecer cigarros.
Tentações no Trabalho.
- Conversas no corredor: Aproveite para beber um enorme copo com água ou suco.
- Chamada telefônica de cliente chato: Use uma caneta para rabiscar uma folha de papel ou faça correntinha de clipes.
- Cafézinho no escritório: Use a colherzinha para mexer seu café como substituto do cigarro.
- Prazos de entrega impossíveis: Respire profundamente para relaxar. Aspire profundamente e depois lentamente. Repita este exercício dez vezes.
- Problemas com o chefe: Analise o que deseja da situação. Fumar não lhe ajudará a encontrar a forma de resolver o problema.
Tentações no lar.
- Vendo o programa de TV favorito: Mude de lugar. Sente-se no sofá em vez de seu "cadeirão do papai".
- Ao falar ao telefone com um amigo: Mantenha suas mãos ocupadas, por exemplo, com a lista telefônica.
- Crise familiar: Respire profundamente várias vezes. Depois trate de focar-se na solução do problema e não em fumar.
- Sozinho em casa: Trate de manter-se ocupado. Limpe os armários, recolha o lixo... Corte a grama.
- Não tem mais nada a ser feito? que tal um chazinho de camomila ou de erva cidreira para relaxar um pouco? Nunca ouvi dizer sobre alguem morrer de tanto beber chá, então que tal fazer logo 1 litro, bem quente para que sempre que der aquela vontade você possa beber nas bicadinhas ao invés de beber tudo num gole só por ansiedade?
- Após as refeições: Levante da mesa imediatamente e vá escovar os dentes.
Tentações sociais.
- Happy Hour após o serviço: Antes de sair, ensaie mentalmente como se portará como ex-fumante. Imagine-se pedindo uma bebida, conversando com os amigos, etc. Fazendo tudo, mas sem fumar.
- Uma festa: Antes de sair faça um pacto com você mesmo e com algum amigo que não fume.
- Joguinho de baralho com os amigos: Tenha à mão algum substituto, o misturador de bebida, uma goma de mascar ou um palito de dentes.
- A primeira reunião familiar após deixar de fumar: Trate de manter suas mãos ocupadas; ofereça-se para ajudar a lavar os pratos ou faça a salada.
- Recebendo visitas que fumam: Enfoque sua atenção nos objetos que lhe rodeiam, um por um, até que o desejo de fumar passe.
Tentações ao ir de um lugar a outro.
- Indo para o trabalho: Mude a forma de ir ao trabalho. Caminhe em vez de dirigir; vá de ônibus ou use uma rota alternativa.
- Sozinho no automóvel: Para ajudá-lo a relaxar, escute uma música suave. Os substitutos orais resultam muito úteis como balas ou gomas de mascar.
- Suas primeiras férias como não fumante: Faça alguma atividade física que distraia sua atenção, caminhe, ande de bicicleta, nade...
Motivos para deixar o fumo:
- Faça as contas: multiplique o preço do número de carteiras que fuma por dia por 365 e vai notar que poderia comprar varias coisas do seu gosto (isso sem aplicar a regra do fim de semana, no qual você fuma mais que em dias de semana).
- O maldito cheiro que faz qualquer um fugir como o diabo foge da cruz. A maioria dos não-fumantes se nega a beijar um fumante, dizendo que é como lamber um cinzeiro.
- Fumantes não têm problemas nenhum em aceitar pessoas não-fumantes ao seu redor, porém muitos não-fumantes não apreciam a companhia de fumantes ao seu lado, isso inclue aquela gatinha ou gatinho que você não consegue tirar os olhos de cima.
- Quando sair não vai ter problema nenhum em sentar num restaurante naquela deliciosa área com ar condicionado, além de poder escolher qualquer lugar de um bar não tendo mais aquele problema de procurar mesas em área de fumantes, e o mesmo se aplicam em boates.
- Por mais que escove e lave os dentes eles permanecem com aquele amarelo pálido, assim como a unha das mãos com aquela marca amarela do alcatrão.
- Nenhum drops ou spray disfarça de todo o cheiro do fumo. E sua roupa, ainda que esteja impecável, também manterá a fedentina do cigarro.
- Você já pensou na quantidade de coisas que está deixando de fazer por causa do fumo? Consegue ainda dar um pique na quadra sem que o ar falte?
- Consegue ficar mais de um minuto debaixo d'água como fazia na aposta com os amigos na infância?
- Você está economizando uma boa parcela na conta bancária para custear as doenças que virão numa idade mais avançada decorrentes do seu hábito de fumar?
- Para muita gente, parar de fumar é extremamente difícil. Mas deveriam pensar em todos os benefícios que isso iria trazer como saúde, bem estar, economia, além de evitar o incômodo e a doença dos indivíduos próximos como cônjuges, irmãos, e até mesmo filhos que não fumam.
- Falando em filhos, como você se sentiria em ver seu bebê com aquele tubinho de câncer na boca? Se você não se sentiria bem com essa visão, lembre-se que o primeiro passo para que isso aconteça é você que está dando por ele, afinal você é o maior herói dele e se você faz, não deve ser tão ruim como dizem!
- E a mais importante de todos, quanto tempo seu amiguinho permanece de pé em cada batalha, ou sua amiguinha se mantém molhadinha para agüentar a batalha? Tem certeza que já não está dando vexame?
Nenhum comentário:
Postar um comentário